Receitas: Sorvete de Pistache e Cerveja Green!

Me pediram a receita do sorvete de pistache e também da cerveja verde do post do jantar de St. Patty’s Day. Vamos lá!

Começando pela cerveja, que é super fácil. Você vai precisar de uma cerveja bem clara, tipo lager ou pilsen, e corante alimentício verde. Aí é só colocar umas 3-4 gotinhas do corante no copo, adicionar a cerveja, e pronto! Cerveja verde!
O sorvete de pistache dá um trabalhinho, mas só porque os pistaches têm que ser descascados e não encontrei pistache a venda já descascado aqui. Eu peguei a receita no Epicurious, que é um site bem legal de receitas. Os leitores sempre deixam comentários com sugestões para mudar a receita, e acaba ficando melhor ainda 🙂 
Os ingredientes para o sorvete de pistache são:
1 xíc. de pistaches, descascados e sem sal (eu descasquei esse saco todo…ai ai…)
3/4 xíc. de açúcar (eu usei adoçante Splenda, que é uma excelente substituição light)
2 xíc. de leite (o ideal é usar leite integral, mas eu usei semi-desnatado para ser mais light. Não recomendo usar leite desnatado, pois é muito aguado para fazer sorvete) 
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
4 gemas grandes
1 xíc. de creme de leite fresco
3/4 xíc de pistaches descascados, sem sal, e cortados em pedaços

Preparo:
Usando um processador de alimentos, moa 1 xic de pistaches (os que ficaram inteiros) com 1/4 xic de açúcar, até que a mistura fique bem moída. 
Em uma panela média, adicione as 2 xícaras de leite e a mistura de pistaches com açúcar. Ferva a mistura em fogo médio, mexendo para não queimar. O resultado desse passo será o leite aromatizado 🙂
Quando ferver, desligue o fogo. Adicione 1/2 colher de chá de baunilha. 

Enquanto você espera o leite aromatizado ferver, em um recepiente médio, bata as gemas com o restante de açúcar (1/2 xícara), até ficar cremoso e amarelo beeeeeem clarinho.

Aos poucos, adicione o leite aromatizado aos ovos. 
MUITO IMPORTANTE: se você misturar tudo de uma vez, os ovos irão cozinhar devido ao calor do leite aromatizado. Por isso, é melhor adicionar um pouquinho do leite aos ovos, misturar. Adicionar mais um pouquinho do leite aos ovos, misturar. Assim os ovos “se acostumam” com a temperatura mais quente e não cozinham. 
Quando os ovos e o leite estiverem bem homogêneos, leve novamente ao fogo baixo. Cozinhe, sempre mexendo, por mais ou menos 10 minutos, até engrossar. NÃO deixe ferver! Deve ficar uma consistência cremosa. Para saber o ponto: passe o dedo nas costas da colher. O rastro do creme tem que ficar firme, sem escorrer imediatiamente. 

Passe o creme por uma peneira, apertando bem contra a lateral da peneira para tirar todo líquido, deixando somente os pistaches moídos na peneira. Descarte os pistaches e reserve o creme em um recipiente tampado na geladeira por pelo menos 3 horas (eu deixei quase 6 horas…)

Na hora de preparar o sorvete na sorveteira, adicione 1 xícara de creme de leite fresco e os pistaches cortados ao creme gelado. Despeje essa mistura na sorveteira e siga as instruções da sorveteira para congelar. Na minha demora uns 15-20 minutos.

E voilá! Sorvete de pistache caseiro:
Para quem não tem uma sorveteira, a Cinara (AMO esse blog!) ensina como fazer sorvete “manualmente.” Dá um trabalhinho a mais, mas vale a pena! Sorvete caseiro é muuuuito mais gostoso 🙂

9 comentários sobre “Receitas: Sorvete de Pistache e Cerveja Green!

  1. muito chique esse sorvete de pistache!

    a cerveja eu achei que pudesse vender pronta kkk! sei lá né?

    mas umas perguntinhas o corante muda o gosto dela? dá para fazer com corante de outras cores tb, ou não pega a cor legal?

    bjins

    Curtir

  2. De cerveja eu não gosto mt, mas de sorteve…. ummm… ainda mais de pistache!! Q delicia!! Assim que minha casa ficar pronta e que passar essa loucura de casamento vou testar!
    Beijokas

    Curtir

  3. Ai, apaguei seu comment sem querer! =/

    Sobre a cerejeira… agente comprou uma mini (tinha uns 30/40cm) ha' 2 anos atras e plantamos em um vaso, so' esse ano floriu, nao sei se demorou tanto porque era pequena ou porque estava no vaso e nao diretamente no jardim… ate' agora nao deu trabalho nenhum, nao teve nenhum parasita.
    Confesso que fiquei emocionada quando vi as flores, ja' dava como caso perdido. Vamos ver quanto as flores vao durar, a arvore esta' cheia de botoes, vai ficar linda!

    bj

    Curtir

  4. Que delícia de receita, Helen!!! Fiquei doida para provar, já está anotada! Obrigada por colocar o link para o Cinara's Place e desculpe a minha demora: acabo de responder seu comentário lá no blog.
    Vou colocar seu link lá no Cinara's Place, OK?
    Beijo grande!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s