Minhas flores

Minha orquídea branca já tem um ano.

Eu adoro ter flores em casa, principalmente porque moro em um apartamento em uma região relativamente urbana (o “relativamente” é porque DC não é assim, uma Metrópole com “M” maísculo, sabe?! principalmente não comparado à NYC e ao Rio…)

Assim que cheguei em DC, logo no 1o dia, comprei uma orquídea para alegrar o apê. Naquela época ainda não tinha a Poli, estava em uma cidade nova, sem amigos e família, então precisava ter algo “vivo” em casa. Essa orquídea durou uns seis meses, pois quando fui ao Brasil para o Natal de 2009, passei quase um mês fora e a deixei com uma amiga, que tentou tomar conta, e apesar de ser excelente com plantas, a orquídea não sobreviveu o inverno…

Minha primeira companhia no apê em DC

Depois acabei comprando mais três orquídeas. Duas já tenho há mais de um ano, e a outra já deve ter uns seis meses no mínimo. Eu adoro orquídeas (acho que por influência da minha mãe, que praticamente coleciona orquídeas) e aqui nos EUA, dá para achar orquídeas bem baratinhas (pelo menos BEM mais barato do que no Rio…uma orquídea aqui custa em torno de US$12.99-15.99…claro que existem as mega caras, que são as orquídeas raras, mas as que comprei custaram uns US$13, a qualidade é direitinha, e elas têm durado bastante).

No momento, duas orquídeas estão dando flor. A terceira está dormente.

Agora, com a primavera chegando, é impossível não encher o apê com flores, e o supermercado pertinho de casa tem uma variedade enorme de flores, com precinho bem em conta. Resolvi comprar tulipas vermelhas (minhas primeiras tulipas!) e também comprei jacintos roxos, que é uma flor BEM cheirosa.

Coloquei as tulipas no mesmo vaso que os jacintos, e no dia seguinte, percebi o erro que tinha cometido. Minhas tulipas acordaram caidérrimas, molengas, e por isso resolvi separar os vasos. (Ah, é normal tulipas ficarem caidinhas, mudam de acordo com o posicionamento do sol, mas as minhas estavam é murchas, morrendo mesmo…)

Minhas tulipas acordaram assim:
Aí fui no santo Google ler sobre tulipas (e flores em geral). Já sabia que o ideal é você cortar o caule diariamente em um ângulo (ao invés de reto) para maximizar o área do caule que a planta usa para absorver os nutrientes da água. A dica que achei maravilhosa foi a seguinte: diariamente, colocar as flores em água fresca, adicionando suco de meio limão e uma colherzinha de chá de açúcar. Açúcar é um excelente nutriente para flores, e o ácido do limão ajuda as flores a absorverem melhor os nutrientes. Ah, essa dica é para todos os tipos de flores, não só tulipas.
Olha só como minhas tulipas ficaram no dia seguinte:
Se vc olhar no finalzinho do caule, vai reparar que estão cortados em um ângulo.
LINDAS, né?!
Postado em Sem categoriaCom a tag

12 comentários sobre “Minhas flores

  1. Helen, salvou mesmo suas tulipas! Santo google rsrs.

    Eu sabia o de cortar o caule e já houvi falar em pingar gotinhas de álcool na água mas nunca tive coragem rsrs. Vou anotar essa sua dica por aqui, adorei!

    As orquídias nossa, bem mais barto po aí, se bem que tó acahando que o preço delas por aqui tb já caiu bastante… Eu sempre afogo as minhas impressionante.zero tatlento p/ plantinhas eu…

    Só uma orquidea nossa sobrevivieu e da flor todo ano. Mas meu talento mesmo é com um pé de abacate que plantei..kkk esse sim é resistente suficiente a mim! rsrs. Ah! e kalanchoes que duram bem tb!

    bjins e bom fim de semana!

    =)

    Curtir

  2. Helen, vc está se tornando minha ídola! Já está no doutorado, tem um cachorrinho e consegue manter as flores vivas???? Oh my god! rsrsr Eu já tive dezenas de orquídeas – ganhei uma no casamento inclusive, de uma amiga que estava fora do país- e elas morrem tds em um mês. A única planta que temos aqui além das violetas é uma comigo ninguém pode que o marido cuida. Aí ela vive já há uns dois anos rsrs
    bjs,
    PS1: to adorando o mestrado, mas ainda entrando no ritmo, rsrs
    PS2: vimos 2 aptos esse finde, e nos dois dá pra termos nosso doguinho. tomara que role! Eu ja vi todos os programas do Cesar rsrs
    bjs,

    Curtir

  3. Helen!

    Eu amo jacintos mas esse amo esqueci de planta-los, rsrs! Guarda os “bulbos” deles em um local escuro que no prox. ano eles florescem de novo!
    Amei as dicas das tulipas… as minhas estao florescendo agora, queria deixa-las no jardim mas nao aguento e trago tudo decorar a casa! Depois de cortadas, a unica coisa que eu fazia ate' entao era colocar elas pra pegarem frio quando abriam muito (principalmente por causa da calefacao), colocava elas do lado de fora da janela e na manha seguinte elas estava fechadinhas e lindas! Vou adotar esse truque do limao & acucar!
    Ja' pra orquideas nao tenho “dedo verde” elas sempre morrem, quando vejo que elas nao aguentam mais levo pra minha sogra… na verdade durante o dia nao tenho onde deixa-las expostas à luz, acho que seja por isso! Minha mae tb é fascinada por orquideas, tem um colecao linda e cuida delas como filhas, anoo passado quando ela estava procurando casa pra mudar foi um stress encontrar uma que tivesse lugar adequado para as flores!

    =)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s