Visitando o West Wing

Tenho uma amiga que mora em Londres e ela fala que toda vez que passa pelo Parlamento inglês, ela não resiste e acaba fotografando o Parlamento com seu telefone. Confesso: também faço isso toda vez que passo pela Casa Branca.

Foto da minha irmã em frente a Casa Branca mês passado.
(Tirada com celular, of course!)

É bem legal morar na capital (independente do país) e ter pertinho os grandes centros domésticos de poder político. Talvez seja a estudante de ciência política dentro de mim, mas acho isso MUITO legal! 
Depois de ter assistido inúmeros episódios de The West Wing (um dos meus seriados favoritos), já imaginei várias vezes como deve ser entrar na Casa Branca, mas sempre achei que era algo fora do meu alcance, afinal, não sou cidadã americana (existem tours da Casa Branca para cidadãos através de seus representantes no Congresso) e não tenho ambições diplomáticas…

Ah, se “The West Wing” fosse de verdade…
President Jed Bartlet: Um presidente para chamar de “nosso” 

Porém, graças a uma amiga que trabalha no Executive Office, minha irmã e eu tivemos a (rara) oportunidade de conhecer a Casa Branca. Visitamos não só a residência (que é aberta a tours durante o dia, através de deputados e senadores do Congresso) mas também o West Wing, aonde fica o Oval Office!!! Nossa, foi MUITO, mas MUITO legal!
Fizemos o tour do West Wing na quarta a noite, por volta das 21:00, pois os tours acontecem depois que o Presidente já tenha se retirado para a residência. Esse tour, do West Wing, é exclusivo para convidados de funcionários do Executive Office e não é aberto ao público. Ou seja, só conseguimos fazê-lo através dessa amiga (que foi super gentil em nos oferecer essa oportunidade única e inesquecível). 
Não podíamos fotografar nada, por motivos de segurança, mas registramos tudinho. O que mais gostei do tour foi a simplicidade das salas e dos escritórios. Nada pomposos nem intimidantes. Claro que eram chiques e elegantes, mas não luxuosos, sabe? Nada de grandes candelabros nem molduras douradas e cortinas aveludadas, que nem os palácios europeus. 

Vamos começar o tour?! 

Começamos pela entrada dos funcionários, que leva direto a um corredorzinho cheio de fotos do Presidente nas paredes. Nossa amiga nos contou que as fotos mudam frequentemente. Por exemplo, quando fomos lá, uma das fotos mais legais (na minha opinião, da minha irmã e da nossa amiga também) era essa aqui:
Foto: Pete Souza, fotógrafo oficial da Casa Branca. Tirada no Cristo Redentor,  19/03/11.
Depois de passarmos pelo corredorzinho, fomos passeando livremente pelo West Wing. O tour é tão tranquilo que vimos até a entrada do Situation Room (mas é claro, essa área é vedada para visitas). 
Aqui algumas das salas que conhecemos durante o nosso tour:
(todas as fotos são oficiais, do White House Museum)

Roosevelt Room
Essa sala é usada para reuniões de pequeno porte e possui artefatos do Presidente Theodore Roosevelt (é ele no quadro ali a esquerda). Reparem que tem uma cadeira com o encosto mais alto: essa é a cadeira do Presidente. 
Cabinet Room
Aonde as reuniões com os secretários (“ministros”) acontecem. Os bustos no final da sala são de George Washington (a esquerda) e Benjamin Franklin (a direita). Reparem no detalhe das plaquinhas nas cadeiras. Cada plaquinha tem um cargo, tipo “Secretary of Treasury” ou “Secretary of State” indicando aonde cada ministro senta. Isso é importante, pois existe um protocolo específico de quem senta aonde (pode parecer bobagem, mas tenho um amigo que estuda como a ordem das cadeiras afeta resoluções políticas…) Ah, e novamente, a cadeira com o encosto mais alto, no centro, é onde o Presidente senta. 
Quando fomos, não podemos visitar o Rose Garden, pois o Presidente Obama tinha acabado de dar um discurso de lá, e por isso a área estava fechada. Também não conhecemos o Press Room, pois este estava sendo reformado.
Rose Garden de dia.

Porém, ainda conseguimos visitar o Oval Office, que foi uma emoção só! Como esse post já está bem longo, vou deixar o post da Sala Oval para amanhã 🙂 

7 comentários sobre “Visitando o West Wing

  1. Eu tenho uma amiga, que moravam em Reston, pertinho de DC, e ela conseguiu com uns amigos congressistas, uma visita ao Capitólio e também à Casa Branca…o capitólio foi sensacional…exatamente como vc falou, um lugar simples, mas cheio de história…o Congresso, que sempre parece tão grandioso pela tv, é bem pequeno…pudemos inclusive assistir a uma sessão do congresso…não pude ir à casa branca, pq tinha vôo já comprado de volta para NY, mas honestamente, me arrependo muito de não ter ido…particularmente, amo o leste americano, é impressionante, como se respira história nesses lugares( morei numa cidade histórica chamada Mercersburg, onde nasceu um ex presidente e as pessoas sentem orgulho até hoje desse fato)…

    Curtir

  2. Tenho que confessar!! Ai que inveja!!! Quando fui a D.C pesquisei todas as formas pra tentar entrar na Casa Branca, mas não consegui. Quando vi a manchete do teu post, pensei: Ah que legal, eles reabriram ao público. Agora eu consigo! Bem, mas fico feliz por vc. Muito bacana!
    Beijão

    Curtir

  3. Que chiqueza!! Eu fiz o tour normal que qualquer um pode fazer e achei o máximo. O mais legal foi “conhecer” o cachorro dos Obamas que saía para passear no jardim da Casa Branca. Ele trombou de cara nas pernas do Marido! Adorei. Imagine se eu conseguisse fazer a West Wing!! Bjss

    Curtir

  4. Ca-ra-caaaa!!!

    Taí: não tem muito a ver, mas sabe uma coisa que me arrependo? Ter pedido pra sair do projeto poucos meses antes de o pessoal visitar a sede da NASA! Tinha um pessoal do INPE que fazia parte do projeto e a gente ia “de carona”… ^^

    =***

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s