Willkommen in München

Antes de mais nada: voltei!!! Depois de uns 10 dias viajando por Munique e Barcelona, cheguei nessa segunda-feira. A viagem foi ótima! Adorei conhecer as duas cidades, que são bem diferentes. E foi bom demais passar um tempinho com minha prima, minha sobrinha-prima foférrima, e minha irmã.

Vou começar os relatos por Munique. Já aviso que serão bem detalhados 🙂 (adoro escrever relatos de viagem, assim fica tudo registradinho bonitinho para o futuro). Andei muito em Munique e acho que fui a maioria dos pontos turísticos. Além de passear por Munique, aproveitei e dei um pulinho em Hohenschwangau, aonde fica o castelo de Neuschwanstein, e também passei um dia todo em Salzburg com meus primos, que foi uma delícia!

Eu gostei bastante de conhecer Munique. A cidade é muito bem organizada, limpa, e fácil de passear. De vez em quando eu me senti meio limitada por não falar alemão (detesto não saber a língua local!), mas consegui resolver quase tudo falando em inglês mesmo…Munique é bem interessante por causa da sua história e pela cultura local. Eu gostei bastante do clima da cidade. É bem convidativo e tranquilo. A cidade é o tipo de lugar que tem muita coisa para fazer e ver, mas você não sente aquela pressão de ver tudo de uma vez só, sabe? Dá para fazer “turismo chill,” sem pressa, com direitinho a várias paradinhas para tomar um chopp ou comer um chocolatinho. Adorei!

Em Munique, praticamente todos os caminhos levam a Marienplatz, que é a praça central da cidade. É lá que fica o prédio da prefeitura e também a estação de metro central da cidade. Acho que praticamente todo dia, inevitavelmente, acabava passando pela Marienplatz. 
Neue Rathaus, ou a prefeitura nova.
É no prédio da prefeitura que fica o Glockenspiel, um relógio com figuras animadas, que contam uma história. É bem legal ver o relógio tocar e as figuras mexerem (todo dia, as 11, 12, e 17h)
Uma das coisas que mais gostei de Munique foi a arquitetura e os prédios com fachadas pintadas (que, pelo que pude observar, é típico da região). Ah, esse prédio no meio, com a torre bem pontuda, é a prefeitura antiga. Construído entre 1470 e 1480 no estilo gótico, a prefeitura antiga foi completamente destruída durante a 2a Guerra Mundial, mas foi reconstruída de acordo com o projeto original do século 15.
Já estou acostumada a ver músicos tocando na rua por um trocado (é bem comum em NY), mas nunca vi ninguém levar um piano de cauda! Achei impressionante!

Essa é a Fischbrunnen, ou Fonte do Peixe. Ela foi projetada em 1864 pelo Konrad Knoll, e foi completamente destruída na 2a Guerra Mundial. Em 1954, foi reconstruída de acordo com o projeto original. 

Pertinho da Marienplatz, fica a Odeonsplatz, que é a praça entre a Residência dos Wittelbach (a família real da Bavaria) e a igreja Teatina de São Caetano.  

Em Munique, andei muito de metrô e de trem. O metrô é super eficiente, é bem pontual, passa por praticamente a cidade toda e achei bem em conta (eu comprei o passe diário, que me permitia fazer multiplas viagens por dia por um preço fixo). 
Para quem curte, dá para conhecer várias partes da cidade de bicicleta. Munique tem o programa de aluguel de bicicletas em vários pontos e as ciclovias são bem espalhadas pela cidade. 
Inclusive, se você estiver a pé, vale a pena prestar atenção se você está na ciclovia ou na calçada.

6 comentários sobre “Willkommen in München

  1. Você vai me bater se eu disser que quando li “Salzburg” já fiquei imaginando você cantarolando “sixteen going on seventeen” em uma montanha verdejante? rsrsrs

    Comentário boboca: quando pequena eu dizia que queria conhecer Munique só por conta de uma coleguinha que gostava muito [Monique, duh!]. Foi um dos poucos lugares que se mantiveram na minha lista de lugares para conhecer antes de morrer, que comecei a fazer quando tinha uns 10 anos!

    Beijos!!!

    Curtir

  2. Belíssima arquitetura!
    Mas uma curiosidade: Como é que o cara do piano faz pra carregar ele? Ou ele simplesmente o deixa lá todos os dias? Porque pra quem mora no Rio de Janeiro, pensar nisso é algo fora de cogitação! rsrsrs…
    Beijão!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s