O Castelo da Bela Adormecida

Ou, formalmente, o Castelo de Neuschwanstein.
Para quem não sabe, o castelo da Bela Adormecida na Disneyland foi inspirado em Neuschwanstein. 
(quem quiser comparar, aqui o Castelo da Bela Adormecida).
Como relatei no post anterior, foi uma aventura (relativamente longa) chegar no castelo de Neuschwanstein, então vocês podem imaginar minha felicidade quando finalmente comprei meu ingresso e comecei minha caminhada para o castelo. 
(Ah, se alguém algum dia for visitar Neuschwanstein, fica a dica: os ingressos podem ser comprados online, ou então você pode comprá-lo na hora em Hohenschwangau. A venda NÃO é no próprio castelo e só se pode visitar o castelo com tour guiado com hora marcada.)
Até o ingresso é lindo!
Suspiros…
Tem várias formas de ir de Hohenschwangau até o castelo. Você pode ir a pé, de charrete ou de ônibus.  Como a caminhada é uma subidinha (e eu já estava com preguiça) resolvi ir de ônibus. Mesmo pegando o ônibus, você ainda anda uns 15-20 minutos até chegar a entrada do castelo. 
Ainda bem que tinha vários mapas e plaquinhas pelo caminho, se não eu iria me perder (tenho o pior senso de direção do planeta…) 
No caminho, tinha uma vista maravilhosa do castelo de Hohenschwangau, com os alpes no fundo. Não é de tirar o folego?
E finalmente…NEUSCHWANSTEIN! (com a fachada em reforma…yay!)

Mesmo com a fachada cheia de andaimes, a emoção era enorme. Esse castelo é lindo demais!!! Quando eu era criança e pensava em “castelo de princesa,” nunca pensei em Versailles ou Buckingham (eles não têm torres “pontudas” e princesas precisam de torres redondas pontudinhas…) O que imaginava era um castelo assim, que nem Neuschwanstein!

A entrada do castelo fica nessa parte vermelha, de tijolinho, que dá um colorido à fachada.
E do pátio interno, dá para ver como o castelo é novíssimo! Afinal, ele só ficou pronto no finalzinho do século 19 (lá por 1880-1890). Por ser um castelo bem novo, Neuschwanstein tem algumas características bem moderninhas, tipo calefação em vários ambientes, água corrente e vaso sanitário com descarga! (inclusive, o castelo foi projetado com um vaso sanitário por andar, algo que era um luxo na época!)
Apesar do castelo ser lindo por fora, o que realmente impressiona é o interior. É o castelo mais luxuoso que já vi! (ok, não sou uma entendida de castelos, mas já visitei Versailles, a Torre de Londres, e o Nymphenburg, e o Neuschwanstein dá um banho neles!) Como Ludwig II, que encomendou o castelo, faleceu antes do castelo ficar pronto (ele residiu lá por apenas 172 dias!), o castelo nunca foi completado. Apenas 15 ambientes foram terminados e hoje em dia, o tour inclui apenas alguns deles. Infelizmente, não podemos tirar fotos no interior do castelo, então vou colocar apenas fotos dos meus três ambientes favoritos do tour.
Um dos ambientes mais impressionantes do castelo é o salão do trono. Inspirado nas igrejas bizantinas, o salão é completamente decorado com lapis lazuli e mosaícos (inclusive o piso). O trono, que seria de ouro e marfim, nunca foi construído.
Detalhe dos mosaícos no piso.
O salão dos cantores é o salão mais importante do castelo. Ao lado do salão do trono, ele ocupa o 4o andar inteirinho. O salão é uma cópia da Ala dos Bardos no castelo de Wartburg em Thürigen. Os murais nas paredes contam a saga de Percival e o cálice sagrado. 
E por último, o quarto do rei Ludwig II. O quarto do rei é todo esculpido em madeira, no estilo neo-gótico. Supostamente, 14 entalhadores trabalharam durante quase 5 anos só nesse quarto. As pinturas na parede ilustram cenas de Tristão e Isolda (ópera do Wagner). Na verdade, o quarto é uma suíte, com banheiro com água corrente e tudo. Realmente impressionante!
Para os mais curiosos, aqui um vídeo bem legal sobre a história de Neuschwanstein (tem três partes…ah, o vídeo é em alemão, com legenda em inglês)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s