La Boqueria, a melhor feira que já fui!

Como falei nesse post, (para mim) experimentar a culinária local é um dos principais motivos para viajar, e ainda bem que tenho amigos que também pensam assim 🙂 Ou seja, quando falei para um casal de amigos queridos (que inclusive foram padrinhos do casamento) que estava a caminho de Barcelona, eles logo sugeriram que eu desse um pulinho na Boqueria, um dos maiores e mais antigos mercados de alimentos da Europa. 
O Mercat de Sant Josep de la Boqueria (ou La Boqueria, para os íntimos) fica na parte antiga de Barcelona, na La Rambla. É impossível não ver a entrada. O mercado existe desde 1217 (!!!) e, ao longo do tempo, foi sendo expandido. Começou como apenas um mercado de carnes. No século 15, virou um mercado de produtos suínos. E em 1826, o mercado foi legalmente reconhecido, e começaram os planos para a construção do ambiente atual. 
Hoje em dia, vende-se absolutamente tudo que você pode imaginar de comida lá! Juro! Tem todas as frutas possíveis (inclusive várias frutas asiáticas que desconhecia), mil tipos de peixe e frutos do mar, e vários cortes de carne/porco, e até ovo de avestruz! 

Eu adoro o colorido de mercado de alimentos. 
Olha que lindas essas frutas! Aproveitei e experimentei o mangostin (que esse casal de amigos recomendou) e também a pitaya, fruta que nunca tinha comido na vida (é um tipo de cactus, encontrado na Asia…parece uma fruta do conde por fora, mas o interior é como se fosse um kiwi rosa choque. Em inglês, se chama dragonfruit.) 
Lá tinha suco “de verdade” 
(só quem mora fora é que sabe a frustração da falta de suco “de verdade”)
E além de todas frutas saudáveis, também tinha mil tipos de balas, doces, e chocolates! Delícia!
Se alguém for a Boqueria, procure uma barraquinha de chocolate lá no finalzinho do mercado (perto de um restaurante). Tem a melhor trufinha de amêndoa coberta com chocolate branco e coco que já comi na vida!!! (e olha que nem sou fã de chocolate branco…) 

Esses tomates são “heirloom tomatoes,”ou seja, tomates vintage…são tomates que não foram modificados ao longo dos anos. Experimentei pela primeira vez em São Francisco e fiquei apaixonada. São muito mais suculentos e saborosos!

Vários tipos de pimentas secas. 

A charcuterie do mercado é de dar água na boca…jamón serrano é muito bom!

Bem, além das coisas “normais,” tem também algumas curiosidades no mercado (afinal, culinária tem para todos os gostos, né?)

ECA! (não resisti e tive que fotografar…)
Quem é que come cérebro bovino?! 
(Nem dá para julgar, pois essa também é a reação que todos meus amigos americanos têm quando falo que adoro coração de frango em churrascaria…)
E para finalizar em bom tom, os frutos do mar. 
Ai que vontade de comer mais uma parrilada…

3 comentários sobre “La Boqueria, a melhor feira que já fui!

  1. Com certeza este é o MELHOR mercado que já fui na vida !!!!!

    Depois deste passei por um em Madrid que agora não lembro o nome, por um no Porto (que também me fugiu da cabeça) e pelo Mercato Centrale em Florença e afirmo com toda a certeza do mundo que o La Boqueria é o the best of (rs………).

    (deu para perceber que amo mercadinhos e comidinhas dos locais que passo né ??? )

    Só de ver as suas fotos já fiquei com uma saudadezinha ENORMEEEEEE …

    Beijinhos !!!!!!!!!!!

    Curtir

  2. Espetacular essa feira Helen, tem mesmo de tudo e parece tudo fresquinho, bonito aos olhos, porque primeiro a gente come com os olhos não é mesmo?
    Por isso que aquela cabeça de boi jamais iria rolar aqui em casa, hahaha

    Helen, li seu comentário e adorei que você lembrou de “Gigi”, vc é das minhas 🙂
    Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s