5o Dia na Toscana: Tenuta Argentiera

No nosso último dia na Toscana, visitamos a região de Bolgheri. Bolgheri fica perto do Mar Mediterrâneo e é uma região conhecida pelos seus vinhos tintos, particularmente Bordeaux, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, que gostam do solo local e do micro clima ensolarado e seco. É em Bolgheri que se produz os grandes vinhos da Toscana, tipo o Sassicaia, da Tenuta San Guido.  
Em Bolgheri, visitamos a Tenuta Argentiera, uma vinícola que oferece tours dos vinhedos, seguido por uma deliciosa degustação. A plantação é um charme, com as tradicionais rosas para afastar pestes dos vinhedos (hoje em dia isso é feito mais como enfeite, mas antigamente, era assim que os franceses protegiam os vinhedos. Legal, né?)

A vinícola tem 500 hectares, porém somente 75 hectares são produtivos, com plantações de  cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e syrah.
A vinícola segue as regras do DOC (“denominazione di origine controllata”) da região de Bolgheri. Ou seja, todo vinho tinto deve ser envelhecido por (no mínimo) 24 meses e não pode ter mais do que 70% de sangiovese, entre outras exigências. 
Não é lindo? 

Vista maravilhosa da plantação toda. 
A vinícola também tinha várias pequenas plantações de rosas, lavanda e outras flores, dando um charme a mais ao ambiente. 

Após a colheita (e cada cacho ser selecionado manualmente um por um), os cachos vão diretamente para a adega de vinificação no subsolo da vinícola, para fermentação dentro desses barris de aço inox.
Após a fermentação, o vinho vai para as barricas de carvalho francês, aonde ele é envelhecido. Esse salão é mantido a 16o celsius, para concluir o processo de vinificação. 
A Tenuta Argentiera é a vinícola mais próxima do mar e que atinge a maior altitude. Olha lá o Mar Mediterrâneo no fundo 🙂 
Quando saimos da vinícola, pegamos essa estrada super charmosa, cheia de ciprestes, a árvore clássica da Toscana.

4 comentários sobre “5o Dia na Toscana: Tenuta Argentiera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s