As crônicas da Itália

Antes dessa nossa viagem à Itália, eu já tinha visitado o país uma vez, em 1999. Ou seja, tinha MUITO tempo que não visitava a Itália, e como em 1999, fui com a orquestra do meu colégio, o clima era outro. Aos 15 anos de idade, tudo era festa, e eu não tinha que me preocupar com logística nem com organização (esse era trabalho do condutor, que foi um dos melhores professores já tive na vida, um verdadeiro “Mestre”).

Dessa vez, já adulta e responsável (pelo menos as vezes, né?), confesso que fiquei um tanto frustrada com a falta de organização italiana. Tá, eu já sabia que Itália não se compara a Alemanhã, EUA, nem Suiça (essa comparação é sacanagem, né?!), mas em diversos momentos, Thiago e eu virávamos para o outro e falávamos: “Nossa, no Rio de Janeiro isso funciona bem melhor.” (sem querer esculhambar o Rio, mas vamos combinar que a cidade maravilhosa não é parâmetro para organização e eficiência, né?)

E como meu marido brinca, o meu sangue não é latino, é anglo-saxão ou germânico (pois eu já gosto de uma eficiência organizada), então era óbvio que iria ficar um pouquinho irritada com a ineficiência italiana, mas se até meu maranhense, de sangue latino, com jogo na cintura, ficou irritado com a falta de organização, é porque a coisa tava feia!

Tivemos tantos “causos” durante nossa viagem, que o Thiago deu a sugestão de escrevermos as estórias, para não esquecermos.

Então, nos próximos posts, teremos nossas crônicas italianas. Espero que gostem!


8 comentários sobre “As crônicas da Itália

  1. O Rio não é parâmetro de organização pra lugar nenhum, mas na Bolívia eu sentia uma certa saudade do Rio em termos organizacionais. Vou adorar ler os “causos”
    beijocas

    Curtir

  2. Helen, todas as pessoas que conheço que forama Itália reclamam da falta de organização. Eu ainda não tive o privilégio de ir lá, mas pelo jeito já percebi que vou precisar de uma dose extra de paciência 🙂 Vou aguardar ansiosa os próximos posts!! Bjuss

    Curtir

  3. Oi, Helen!
    Nunca comentei, mas acompanho seu blog a algum tempo e gosto muito dele! Adoro os assuntos que você escolhe e seu jeito de escrever. Super parabéns!
    Hoje quando li seu post, não pude deixar de comentar. Estive na Itália em Abril/Maio deste ano, na minha lua-de-mel. Eu e o meu marido também ficamos impressionados com a falta de organização italiana (mesmo sabendo de alguma fama). O trânsito em Roma achamos uma bagunça, também tivemos problemas com as filas de museus em Florença, as pessoas esbarram na gente e nem pedem desculpas… E por aí vai.
    Adorei a Itália, é um país encantador, muito lindo e com muita história e cultura. Mas me peguei várias vezes fazendo o mesmo comentário que você com o meu marido “no Brasil isso é bem melhor…”.
    Me lembrei muito de um amigo que esteve na Itália a um tempo e voltou apaixonado com o país. Segundo ele, se a Itália fosse mais organizada, com certeza seria o país mais visitado do mundo.
    Um grande beijo e parabéns de novo!

    Curtir

  4. Se eu falar que o “parâmetro” para desorganização aqui na Alemanha é a Itália, vc acredita? rs

    Então, já imagino o que vem por aí, ainda mais no trânsito… hehehe

    Bjs!

    Curtir

  5. Oi Helen,

    Também sempre leio seu blog e não comento, mas hoje tive pq concordo com cada palavra que você falou. Também fui morar na California para fazer a faculdade e quando terminei vim morar na Alemanha. Quando minha mãe veio me visitar, fomos a Italia e juro que não aguentei a disorganização. Enquanto estava na Toscana estava té que divertido, foi só chegar em Roma que já não via a hora de voltar!

    Mas, claro que o país tem muitas coisas boas, mas a disorganização não colabora.

    O seu blog é muito divertido e discontraído!

    Curtir

  6. Poxa vida, to indo para a Itália em lua de mel e tb tenho horror a desorganização e ineficiência! No Brasil, por exemplo, acho a Bahia linda mas me estresso horrores qnd vou lá! A Itália seria tipo a Bahia, pq se for vou mudar as passagens!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s