Quibe de Forno sem glúten (e light)

Há quase três semanas, estamos sem comer nadinha que contenha glúten, carne vermelha ou laticínios.  Isso tudo para descobrir se esses produtos são os responsáveis pela dermatite seborréica do marido (e com um pouco de sorte, eliminar/controlar a dermatite da vida dele…) 
Por enquanto, estamos super bem adaptados. Na verdade, nem estou achando muito difícil manter essa dieta nova e estou adorando! A gente já comia pouquíssima carne vermelha (só em restaurante mesmo), há uns 2 anos que não tomo leite de vaca (sou fã de carteirinha do leite de amêndoas!), e tem sido ótimo cortar o pão/macarrão/cuscuz e se jogar na quinoa. 
Pausa rapidinha para fazer uma ode à quinoa! Para quem não sabe, quinoa é “A” celebridade culinária atual! Juro! Tanto que 2013 já foi declarado o “Year of the Quinoa” pelas Nações Unidas. 
A quinoa é o alimento vegetal mais completo que existe: tem ferro, zinco, cálcio, fósforo, potásio, magnésio, praticamente todas as vitaminas do alfabeto, e fibra pra dar e vender! Um dos grandes benefícios da quinoa é o valor de suas proteínas (15g de proteína completa em 100g do grão), essa quantidade é comparável somente ao leite materno (não existe em nenhum outro grão!). E o principal: NÃO CONTÉM GLÚTEN! Quem quiser saber mais sobre a quinoa, é só clicar aqui.

Agora que já declarei meu amor à quinoa, podemos continuar: 
Bem, um dos pratos default daqui de casa é o quibe de forno. Faço sempre, pois rende bastante e congela (e descongela) bem. Mas com a dieta sem glúten, surgiu um problema: como fazer quibe sem usar trigo? A solução: QUINOA! Então, inspirada na minha receita predileta de quibe de forno, resolvi tentar substituir o trigo de quibe pela quinoa. E não é que ficou uma delícia?! 
Os ingredientes:

1 quilo de peru moído (uma opção mais “quibe legítimo” é usar cordeiro moído ou até mesmo carne moída, mas além de serem mais caros, são mais gordurosos)
3 xícaras de quinoa já pronta
1 cebola (média/grande) ralada
BASTANTE hortelã picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
1/2 colher de sopa de azeite
pimenta-da-Jamaica (para quem não sabe, pimenta-da-Jamaica não é “pimenta,” é uma especiaria que parece uma mistura de canela, noz moscada e cravo moído. Se não achar, dá para substituir por esses três temperos.)
Pimenta e sal

1/2 xícara de pinólis (li que no Brasil, pinolis são bem caros…talvez amêndoas, descascadas, picadas e torradas seja uma boa substituição…)

Pinólis torradinhos 🙂
Antes de mais nada, separe 3/4 xícaras do peru moído e 1/4 xícara de cebola.
Pré-aqueça o forno para 210oC (você pode usar forno a 180oC, mas demora mais uns 15-20 min)

Em uma vasilha bem grande, misture o peru moído (menos 3/4 xic) e da cebola (menos 1/4 xic), a quinoa, hortelã picada, e a salsinha picada. Tempere com sal, pimenta e pimenta-da-Jamaica. 
Eu esqueci de tirar fotos do final da mistureba 😦

Em um frigideira grande, em fogo médio, aqueça rapidamente 1/2 colher de azeite e refogue a cebola que você separou (1/4 xic). Adicione o peru moído (3/4 xic), sal, pimenta e pimenta da Jamaíca a gosto e cozinhe até ficar bem cozido (pode até começar a ficar levemente queimadinho).

Quando estiver já bem cozido, desligue o fogo e adicione os pinolis (já torradinhos), misturando bem. Pronto! Esse é o “recheio” do quibe 🙂
Agora é só montar o prato. 
Unte uma assadeira grande (a minha é 33 x 22 cm) com um pouquinho de azeite (um pouquinho mesmo…é só para o quibe não grudar).
Faça uma camada usando metade da mistura da quinoa com a carne.
Cubra com o “recheio” (carne + pinolis)

Cubra com a segunda metade da mistura crua. 
Corte em 20 quadradrinhos (fica mais bonitinho 🙂 e bem mais fácil de servir depois). 
Normalmente, eu gosto de colocar pinolis em cima dessa camada, 1 por quadradinho, para enfeitar, antes mesmo de levar ao forno. Dessa vez, os pinolis acabaram então não deu. 
Leve ao forno por 30-35 minutos, até o quibe ficar douradinho (eu prefiro até “levemente queimadinho” 🙂
Fica uma delícia!!! 
Gosto de servir com salada verde e um fiozinho de azeite.
(De acordo com o loseit.com, aonde vc coloca os ingredientes e quantidades, a receita toda tem 2269 calorias, ou seja, cada quadradinho tem 113-115 calorias)

5 comentários sobre “Quibe de Forno sem glúten (e light)

  1. Adorei a dica da quinoa! Eu gosto de fazer saladinha com ela, tipo tabule.

    Amo pinólis mas realmente é dificil de encontrar. Costumo trocar por amendoas ou castanhas torradas, qdo tem alguma receita gringa.

    Tomara que descubram logo o motivo da dermatite. Alergia é ruim demais 🙂

    Curtir

  2. CARACA!! Vou ver se faco essa receita daqui 2 semanas!! Amei!! Eu amo Quinoa e como essa sua receita nao leva me, carme vermelha… Amei muito!!! Certeza que vou fazer!! Suoer valeu a dica!!

    Ah! E sibre a United… Eles ja falaram pra vc se tem limite de peso? Pq nao tem no site deles, somente da dimensao da caixa, mas to oensando em comprar uma alta, mas de pano que da pra amassar e o Barto ficar deitado hehehehe
    e se na hora nao der pra ele viajar na cabiner, vc sabe como faz?!
    Beijos!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s