Istambul, 1o Dia

E com duas semanas de atraso, finalmente, os posts sobre Istambul…
Embarcamos para Istambul já no fimzinho da noite do meu aniversário. Pela primeira vez na vida, vi o aeroporto de Dulles VAZIO! (Tenho que lembrar de marcar viagens para segundas-feiras, as 11 da noite…não tinha fila nenhuma no aeroporto!)

O vôo de 10 horas e meia foi super tranquilo, principalmente porque a Turkish Airlines é bem confortável. A equipe de vôo foi bem simpática, a comida estava gostosinha (e olha que, normalmente, eu nem toco na comida de avião), os assentos eram bem espaçosos, e para deixar a viagem ainda mais agradável, a Turkish oferecia quase 200 filmes para assistir. JURO! Tinha TODOS os Harry Potters (!!!), vários filmes que ainda estão no cinema (Avengers), e inúmeros clássicos.

Não sei se dá para ver na foto, mas a Turkish Air oferece 33 páginas com 6 escolhas de filmes, ou seja: 198 filmes para vc escolher! 
Assim que chegamos em Istambul, fomos direto para o nosso hotel. Por causa da diferença de horário, aterrisamos às 16:10, e com o mega engarrafamento de Istambul, só fomos chegar no hotel lá pelas 18-18:30. Resultado: deu tempo só de tomar banho, e fomos direto jantar! 
Por acaso, dentro do próprio hotel, tinha um restaurante muito bom, o Tugra, que é considerado um dos melhores restaurantes de comida otomana na cidade. O Tugra fica dentro do Çiragan Sarayi (em turco, “ç” tem som “tch,” tipo Che Guevara, e “sarayi” = palácio). 
O Çiragan Sarayi, aonde nossos amigos casaram, é um palácio construído pelo sultão Abdulaziz, entre 1863 e 1867. Ele foi a residência do sultão Abdulaziz e depois do sultão Murad V. Durante a Monarquia Constitucional Segundo, o sultão Mehmet V Reşat permitiu que o parlamento realizasse as suas reuniões no palácio. O palácio foi comprado pelo grupo de hotéis Kempinski em 1989, e hoje, além do restaurante, ele é utilizado para festas e eventos. 
O restaurante Tugra ocupa um dos salões dentro do palácio e tem essa varanda agradabilíssima, aonde jantamos. 
Bem, com essa pompa toda do palácio, é claro que nossa primeira refeição em Istambul foi uma maravilha!!!
Começamos com a famosa “mezze,” uma seleção de entradinhas (tipo tapas) típicas da culinária mediterrânea/oriente médio. Como eu já gosto de comida mediterrânea, cai na tentação! 

Para o prato principal, Thiago caiu de boca no cordeiro e eu pedi beringela e abobrinha recheada com cordeiro. DELÍCIA!!!
A vista da varanda do restaurante era maravilhosa! Como ele fica bem na beira do Bósforo, víamos a Ásia e várias pontes iluminadas. Muito lindo!

Não sobrou espaço na barriga para pedir sobremesa, mas mesmo assim, formiguinha que eu sou, aproveitei o lokum (manjar turco, ou como eu carinhosamente o apelidei: “jujuba turca”) que veio com o chá (comemos tanto, que no final tivemos que pedir um cházinho para facilitar na digestão…)

Depois do jantar, aproveitamos para fazer a digestão explorar um pouco o palácio. O lugar é maravilhoso e super suntuoso! (sério, é de deixar o Copacabana Palace no chinelo…)

Essa riqueza toda de mármore é impressionante!

É o tipo de espaço que você não precisa de nadinha a mais em termos de decoração, pois o espaço em si já é lindo!

Lustre maravilhoso de cristal. De cair o queixo. 
Bem, após nosso passeio pelo castelo, com a barriga estufada e muito bem alimentada, voltamos para o nosso hotel. Afinal, depois da extravagância alimentar, nada como uma boa soneca (com direito a sonhos de tiaras e bailes de gala!)

5 comentários sobre “Istambul, 1o Dia

  1. Nossa!! Eu sou louca para conhecer a Turquia, especialmente Istambul, mesmo com toda a loucura de cidade grande. Entrar na Mesquita Azul – Sultanahmet – é o meu sonho, e eu ainda vou realizá-lo :-). Abs!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s