Voltei a ler!

Esse ano, resolvi que vou tentar ler pelo menos dois livros não acadêmicos por mês, além do livro “obrigatório” do book club. Já li uns 5-6 livros desde o início do ano e resolvi que, quando gostar do livro, vou escrever uma recomendação aqui no blog 🙂

Um dos primeiros que terminei de ler esse ano foi o “Fall of Giants,” (“Queda de Gigantes“), do Ken Follett, que meu tio recomendou. “Fall of Giants” é o primeiro livro da trilogia “O Século,” sendo que o segundo (“Winter of the World“) já baixei no Kindle mas ainda não comecei, e o terceiro ainda não foi publicado. 
O livro gira em torno da Primeira Guerra Mundial, é BEEEM longo (são 1008 páginas!), mas é muito divertido e interessante. Follett conta a história da guerra de vários pontos de vista diferentes (em termos de classes E nacionalidades). Seus personagens incluem: mineiros galeses, aristocratas ingleses (e russos), diplomatas alemães, políticos americanos, e revolucionários russos(bolcheviques), entre outros. 
A história da 1a Guerra (e suas consequências, como o movimento feminista do início do século na Inglaterra, a revolução russa, etc) acaba entrelaçando os romances (que são, digamos assim, calientes!) e as vidas dos personagens, captando um mundo que estava prestes a mudar completamente! 
O que mais gostei foi a habilidade do Follett de misturar personagens (e histórias) fictícios com personagens verídicos e acontecimentos históricos! Por exemplo, Gus Dewar, um político americano, é assessor do Woodrow Wilson, e várias vezes Wilson aparece no livro. O Conde Fitzherbert, lorde inglês, chega a receber o Rei George I em sua propriedade galesa. Já Grigori Peshkov, como membro dos bolcheviques, interage com Lenin. Achei essas interações muito bem escritas, com detalhes históricos incríveis, e dão um “toque” de realidade ao romance. 
Além disso, como sempre, Follett escreve personagens que são completamente envolventes, e você realmente acaba se importando com o que acontece com eles durante a guerra (passei 90% do livro torcendo para ninguém morrer no campo de batalha…) 
O livro termina no início da década de 20, nos apresentando a Hitler, montando o cenário para a Segunda Guerra Mundial (que é o foco do segundo livro da trilogia, onde os personagens são a próxima geração das famílias do primeiro livro…ou seja, os filhos). 
Como demorei quase um mês para ler o primeiro livro, estou esperando um pouquinho para ter mais tempo livre antes de começar o “Winter of the World.” Enquanto isso, vou lendo livros mais curtinhos… 

3 comentários sobre “Voltei a ler!

  1. Helen, estou shoks!
    Adivinha quem (de saco cheeeio) decidiu que dá pra ler pelo menos 1 livro por mês mesmo ainda não tendo entregado a dissertação?
    E adivinha que livro esta pessoa leu?
    Sim, eu e Queda de Gigantes!
    Caraca, mt transmimento de pensação rs
    Ai, nao aguentava mais ler só pra idssertação. Na viagem pra Ushuaia li Festa no Covil, que é quase um conto de tão curtinho, mas é excelente. É de um mexicano e se passa na casa de um narcotraficante, mas pelo menos já era literatura rs
    Aí empolguei e comecei a ler o Queda. E acabei ainda em março. Um mês. Td bem que contou eu naõ estar no face, atualizando blog muitas vezes e tal. Ou seja, estar offline está sendo produtivo.
    Agora já estou no Inverno no Mundo. E amando tt quanto o queda.

    E como estou órfã de downton abbey e o período histórico coincide um pouco dei o rosto de lady mary à lady maud, o de mr crawley ao conde Fitz etc rs

    ah, eu li td no kindle, pois assim pude carregar td dia pra biblioteca e ler por lá no intervalo do almoço.

    outra coisa boa desses livros é que vou marcando os locais citados pra conhecer no fim do ano, já que ovu ficar uns meses na europa =)

    bjs,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s