Evitando ser mala no Facebook

(nem no Twitter ou no Google+…)

Uma amiga te contou que uma amiga em comum está grávida? Sua irmã te falou que sua prima ficou noiva? Você soube através de terceiros que um colega de trabalho vai deixar o cargo pois recebeu uma oferta melhor em outra empresa?

E você (que, obviamente é uma pessoa simpática e com boas intenções) quer dar os parabéns? 

Fica a dica: escreva um email, mande uma mensagem de texto, ou até (método revolucionário!) ligue (!!!) dando os parabéns.

Mas não, por favor, NÃO deixe uma mensagem pública no Facebook dando os parabéns pela gravidez/noivado/emprego novo! (a não ser que tenha algo gritante na página da pessoa já anunciando a novidade, ex: foto de  barriga de grávida, foto de aliança na mão direita, post falando “BABY CHEGA EM 9 MESES!!!” etc)

Você sabe lá se a pessoa já anunciou a gravidez para o chefe? Ou sabe se sua prima já contou aos pais que vai casar? Ou se o colega de trabalho já pediu demissão e está tudo 100% encaminhado no emprego novo?

Não existe nada mais inconveniente do que ter sua novidade escancarada por outro, principalmente quando é algo íntimo e pessoal, como mudança, casamento, gravidez, e emprego novo.

Primeiro que, em geral, as pessoas querem dividir essas notícias elas mesmas (ou seja, não “roube o Momento da Monica” delas…).

Segundo que você pode dar uma bela furada, sem a intenção de fazê-lo. Já imaginou, você vai lá na página da pessoa, escreve um “PARABÉNS PELO BABY!” mega feliz e contente, aí o chefe da pessoa vê, e agora ele sabe da notícia antes mesmo da grávida ter tempo de avisá-lo pessoalmente?! Mega chato, né?!

Ou seja, na dúvida, dê um parabéns discreto (vale até mensagem particular no Facebook…mas no wall público, só se tiver visto um post da própria pessoa com a novidade) Assim você não causa nenhum constrangimento e não se torna aquela pessoa mala que, ao invés de ser fofa e meramente dar os parabéns, criou um problema…

(Ah, e isso vale também para fotos, viu?! Uma amiga me contou como ficou triste que a primeira foto do seu baby no Facebook não foi postada por ela nem pelo marido no hospital, mas sim por um casal de amigos que foram visitar…ou seja, a primeira foto do baby DELA, na mídia social, é de um OUTRO casal segurando o neném…É frescura? Talvez…Mas nessas horas, na dúvida, é melhor perguntar, até porque, hoje em dia, muita gente não se sente confortável tendo as fotos dos filhos espalhados por aí na web, né?!)


17 comentários sobre “Evitando ser mala no Facebook

  1. Pois é Helen … foi por este motivo que ninguém mais escreve no meu perfil,me marca em foto ou qualquer coisa do gênero, sem que eu libere a publicação no meu perfil. Cansei de estar na rua e de repente abrir meu facebook e ficar lendo comentários desagradáveis …

    Pedi também as pessoas que não compartilhassem as minhas fotos !! Acho um abuso, eu colocar as fotos da Giulinha e chegar alguém e compartilhar a MINHA foto em modo público sem a minha autorização. Quem fez isto depois de eu ter gentilmente solicitado para não fazer, foi vetado das minhas publicações.

    Enfim … sei que nada disso é suficiente para sem noção … mas pelo menos tendo coibir (rs….).

    Concordo com TUDO o que vc escreveu !!

    Beijinhos

    Curtir

  2. Helen, super concordo!

    Passei por duas situações como essas, a primeira quando eu casei, viajei de lua de mel e o fotogafo ia postar as fotos no site dele, poucas pessoas sabiam que ele ia fazer isso, dai, que eu não conseguia ver as fotos, uma amiga, quase minha irmã, salvou todas as fotos que ele postou e abriu albuns no orkut, o making of, a decoração, a cerimônia, a festa. Juro, quando eu vi morri de tanto chorar, em plena lua de mel, ela não tinha esse direito. E quando fui falar com ela, ela me disse, ué, mas vc sabe que eu adoro casamento.
    Uma coisa é vc postar a sua foto no casamento, outra o álbum inteiro do casamento dos outros!

    E a segunda, foi que liguei para poucas pessoas para contar sobre o baby 🙂 e dai que 15 minutos depois tinha um parabéns em uma postagem minha! Estava na rua e liguei na hora pedindo para tirar. Dai depois que eu postei uma foto, contando a novidade a pessoa ainda falou, agora pode?

    Só tem gente sem noção!

    Beijosas
    Carina

    Curtir

  3. Desde sempre minhas restrições de privacidade no facebook são altas (para me tag, etc, só com a minha liberação; tudo meu é “friends only,” etc), mas não controlava os comentários…aí, por uns diazinhos, depois de uns “incidentes,” acabei tendo que bloquear os comentários para somente os autores os verem (ou seja, vc só conseguia ver posts que vc fizesse no meu wall, não conseguia ver posts de mais ninguém), o que é meio chato, pois restringe muito a interação, na minha opinião.
    Sobre as fotos de crianças, eu tento prestar MUITA atenção com isso. Em geral, só coloco fotos de filhos de amigos depois de pedir permissão dos pais, e mesmo assim, isso é raro, pois prefiro primeiro mandar a foto para os pais, e se eles quiserem, aí eles postam…acho que o mínimo que a gente pode fazer para proteger a segurança e privacidade dos filhos dos outros…
    Beijinhos!

    Curtir

  4. Ai, não acredito que alguém postou fotos oficiais do SEU casamento!!! (uma coisa é o próprio fotógrafo postar, mas uma amiga?! Nossa, muito sem noção…no mínimo perguntava antes, né?!) Que situação chata!
    No meu caso, eu nem pedia para tirar, já deletava logo…(ainda bem que smartphone avisa logo quando alguém faz um post no Facebook, pois foi isso que me “salvou” em três situações…) E eu sei que a intenção da pessoa na hora era boa, de querer dar os parabéns e comemorar e tal, mas sei lá, as vezes falta um pouco de sensibilidade…

    Curtir

  5. Helen, por causa destas e de outras que eu fechei o meu mural no FB por um tempo, ou seja,quem quisesse me escrever tinha que obrigatoriamente me mandar mensagem inbox! Tenho alguém da minha família, uma prima para ser mais exata, que sempre que eu posto uma foto ela vai e compartilha!! vê se pode… Eu até já apaguei fotos/albuns por causa disso. Eu fico super sem graça de pedir para que ela não faça mais isso porque ela sempre foi uma FOFA comigo, mas vou ter que acabar fazendo isso ou terei que marca-la para não ver a foto, ai fico tão constrangida com estas situações…
    Também acho o fim, alguém compartilhar foto do filhos dos OUTROS sem autorização dos pais. Recentemente uma conhecida aqui teve bb e as primeiras fotos que apareceram no FB não foi dela, mas sim de uma amiga que foi visitá-la. afffffff

    Curtir

  6. No início eu ficava constrangida de ter que “bloquear” alguém, mas hoje em dia, faço isso sem dó nem piedade…na verdade, não chego a “bloquear” mas coloco no “restricted list,” (ou seja, elas conseguem ver fotos/posts quando os marco “público,” mas que não conseguem ver os posts que aparecem como “friends only”)
    Minha regra é a seguinte: se vc não se comunica/fala/troca email comigo há alguns anos, então não precisa saber de tudo que eu faço no Facebook. Pode parecer chato (e até mal-educado), mas eu prefiro assim…

    Curtir

  7. Não sei por que há gente sem noção que não aplica regras básicas de convivência ao Facebook. Às vezes parece que o Facebook é um território sem lei, onde tudo vale. Muito relevante, este post! Beijos

    Curtir

  8. OI, HELEN!!!
    ESTAVA DESESPERADA, COM UM PANELA DE PRESSÃO QUEIMADA DE FEIJÃO, PRETA QUE SÓ!!! CORRI PRO GOOGLE E ACHEI SEU BLOG. AMEI A DICA DO BICARBONATO!!! VOU JÁ COMPRAR!!!
    ADOREI SEU CANTINHO!!!
    NÃO TENHO FACE, POIS SOU PROF DE CÇA E TEMO A EXPOSIÇÃO…
    MAS TENHO UM BLOG TAMBÉM!!
    COM CARINHO, DRI

    Curtir

  9. Helen, obrigada pelo recadinho no blog. Juro que logo escrevo sobre a minha ida ao Brasil, tenho que arrumar tempo para sentar e escrever!
    Ai ai Facebook… minha relação de amor e ódio por ele… justamente por causa da falta de bom senso das pessoas! Eu já deletei a minha conta por alguns anos, mas resolvi voltar e tranquei tudo. Somente eu posso ler os posts que são escritos no meu mural e as fotos que sou “tag” somente eu posso ver. Cansei de inconveniência das pessoas. Acho que as pessoas querem compartilhar demais e esquecem da boa e velha etiqueta.

    Curtir

  10. Acho o fim colocar foto de criança dos outros sem autorização. Tem pais que sequer colocam fotos do filho na internet (que eu acho total apropriado) e vem outra pessoa e coloca? Fotografei o filho de uma amiga outro dia e tinha uma foto linda dele, mas obvio que nao coloquei na internet, ela nem tem FB, obvio que nao quer essa exposiçao ne? O povo é sem noção.

    Curtir

  11. Dear Helen,

    Concordo com sua dica/desabafo. Isso é muito deselegante! Ja tive pessoas compartilhando fotos do meu casamento sem a minha permissao (pedi para retirar do ar) afinal era chato para quem me conhecia na epoca e nao foi convidado. E outra vez estava a caminho do Brasil para fazer uma surpresa para minha mae, e quase estragaram ela pelo FB. Pelo menos a pessoa se tocou a tempo do estrago ser maior. Beijinhos!

    Curtir

  12. Helen, infelizmente tem muita gente mala neste mundo! Na parte dos parabéns, eu ainda incluiria que só o fato de dar parabéns, sem especificar motivo, é contrangedor e invasivo. “Estou feliz pela novidade”, “Parabéns” e assim vai, gera uma avalanche de pessoas perguntando o motivo por trás da mensagem e é super chato. Bjsss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s