Diabetes Gestacional: O Teste

No finalzinho da 25a semana, tive minha consulta pré-natal do 6o mês. Estava tudo certinho, batimento cardíaco direitinho (yay!) e só engordei 3.8 quilos desde o início da gravidez em março (double yay!).

Como estava na 25a semana, a enfermeira obstetra perguntou se eu queria fazer logo o teste de diabetes gestacional (o “glucose challenge test”, ou “teste de desafio de glicose”), para não ter que voltar outro dia. Aqui nos EUA, todas mulheres grávidas fazem esse teste entre a 24a-28a semana de gestação, independente do histórico médico, de quanto engordaram, ou dos riscos de diabetes. O teste de desafio de glicose é bem simples e só demora uma hora. Você toma a bebida de glicose (300ml) em cinco minutos (que é muuuito eca! Tem gosto de fanta laranja sem gás com o dobro de açúcar…são 50 gramas de açúcar nesses 300 ml…ou seja, coisa pra caramba!) e fica sentadinha, esperando uma hora passar.

Delícia de glicose! 😛

Aí, quando der exatamente uma hora, coletam seu sangue para avaliar o nível de glicose nele. Se o nível de glicose for abaixo de 140 mg/dL, você passa no teste, excluindo a possibilidade de diabetes gestacional. Se for acima de 140 mg/dL, aí você tem que fazer o teste de tolerância à glicose (TTG), para confirmar/eliminar o diagnóstico de diabetes gestacional. Obs: vale lembrar que entre 14-18% das gestantes têm resultado acima de 140 mg/dL. (Alguém quer adivinhar em qual grupo eu fiquei?!)

Bem, eu não sabia que teria que fazer o teste naquela consulta, e como faço toda manhã, tomei meu smoothie vegano, ou seja: uma banana congelada, 1/4 xic de blueberries congelados, 300 ml de leite de amêndoas sabor baunilha sem açúcar, uma colher de chá de mel, uma colher de sopa de semente de linhaça, e um pouquinho de canela, tudo batido no meu Magic Bullet (por sinal, o Magic Bullet é fantástico e super prático! Super recomendo!!!) Depois do meu delicioso smoothie matinal de todo dia, fui para o médico, pois minha consulta era a primeira do dia, as 9 da matina.

Quando a enfermeira perguntou se eu queria fazer o teste, expliquei pra ela que tinha acabado de tomar meu smoothie e perguntei se não iria interferir no resultado do exame. Ela falou que não, que o teste de desafio de glicose pode ser feito após ter comido, não requer nenhum preparo, que meu smoothie não deveria atrapalhar em nada…Bem, fui lá e fiz o teste!

Três dias depois, ela me liga, com o resultado, e é claro, não passei! Meu nível de glicose foi exatamente 142 mg/dL (ou seja, dois pontos acima do limite) e então, eu tinha que fazer o teste de tolerância à glicose, no hospital, que demora 3 horas (e que você tem que fazer com 8-12 horas de jejum, após ter passado 3 dias comendo no mínimo 150g de carboidratos para evitar um falso positivo). ÓTIMO, né?! (Obs: tirando besteirinhas do fim de semana, lá em casa a gente come muuuito pouco carboidrato…no dia-a-dia, não comemos macarrão, nem arroz, nem batata…os acompanhamentos são sempre legumes grelhados ou assados, tipo brócolis, cogumelo, abobrinha, aspargo, pimentão…ou seja, comer 150g de carboidrato por dia é bastante coisa!)

Enfim, marquei o exame no hospital, e depois de 3 dias comendo carboidrato (o jeito foi fazer tapioca e crepes…ótima solução!), fui lá mais uma vez tomar a glicose nojenta, depois de praticamente 10 horas de jejum, e dessa vez, a glicose era em dobro (100mg nos 300ml…eca eca eca!)

Começar o dia com isso daqui não é nada gostoso…juro que dá uma certa ânsia de vomito (e me faz questionar como é que tem gente nesse mundo que consegue tomar refrigerante no café da manhã…) 

O teste de tolerância à glicose funciona assim: você chega de jejum, aí tiram seu sangue para saber o nível de glicose dele sem nadinha. Aí você toma a glicose eca em 5 minutos, e fica deitada/sentada/sem se mexer muito. Quando dá uma hora certinho, coletam seu sangue. Aí você espera mais uma hora e coletam seu sangue novamente. Aí você espera MAIS uma hora e coletam seu sangue MAIS uma vez. Ou seja, o teste demora 3 horas, sendo que nessas três horas, tiram sangue QUATRO vezes! (não preciso dizer que meu bracinho ficou dolorido né? Tanto que, na última coleta, a enfermeira achou melhor tirar sangue do outro braço, pois o esquerdo já estava ficando roxinho…) 

O teste em si é tranquilo (tirando as picadas do exame de sangue). A glicose é eca o ter que esperar três horas no hospital é chatinho, mas não é mortal (até porque, no hospital de Evanston tem Internet wi-fi de graça e cada maca no laboratório de exame de sangue tem sua própria televisão, milhares de filmes para você assistir on-demand…meu vizinho estava se amarrando no último James Bond enquanto eu trabalhava no meu computador…) 

Tirei essa foto para mostrar a glicose, mas como a TV tá no fundo, vai rolar repeteco… Impressionante como nos hospitais públicos brasileiros não têm nem leitos quem dirá equipamentos básicos e enquanto isso, aqui, num hospital “normal,” você tem o luxo de escolher seu filminho enquanto espera… 

O que é muito chato é que você não pode comer nem beber nada (exceto água) durante o teste, ou seja, ao meio dia, quando sai do hospital, estava a quase 14 horas sem comer (como sabia que não poderia comer, levei uma barrinha de cereal na bolsa para matar a fome assim que o exame terminou e fui direto pra casa almoçar!)

O resultado saiu dois dias depois, e surpresa! Não tenho diabetes gestacional (ufa!)

Resultados Ideais
Meus Resultados
Jejum
60-94 mg/dL
86 mg/dL
1 Hora
60-179 mg/dL
161 mg/dL
2 Horas
60-154 mg/dL
95 mg/dL
3 Horas
60-139 mg/dL
115 mg/dL

Aparentemente, o smoothie de café da manhã que tomei no dia que o exame de desafio à glicose no consultório do meu obstetra alterou os resultados (e eu fiquei irritada, porque detesto quando me dão informação errada!) Aí, claro, fui pesquisar online, e realmente, alguns médicos falam que você pode fazer o teste do desafio após comer, mas outros sugerem que você esteja de mini-jejum (3-4 horas) e que, de preferência, não tenha comido nada doce antes do exame. Ou seja, se algum dia tiver que fazer essa teste nojento de novo, NÃO vou comer nadinha antes…

3 comentários sobre “Diabetes Gestacional: O Teste

  1. Que bom que deu negativo o teste. Ótimo!!
    Adorei saber sobre o laboratório um pouquinho sendo que é minha área. 🙂
    Uma ótima gestação para ti. E parabéns pelo baby. Bjs

    Curtir

  2. Caraca, tb odeio info errada! Mas que bom que vc nao tem.
    Adorei esse trocinho ai bullet. Gosto de tomar vitamina (é uma das duas formas que consigo comer frutas) mas fico com preguiça de pegar liquidificador, dps lavar rs
    outro dia vi um trocinho parecido com esse em promoção, achei olhando que ia ser pratico, mas não conhecia ng que tivesse. vou ate catar de novo.
    Poxa, comer 150 g de carb pra mim ia ser dificil pq ia ser pouco rs
    to tentando mudar, dps da dukan dei uma controlada, como integral, mas eu poderia vivier de pao e macarrao hehe
    bjs!

    Curtir

  3. Aqui nem em clinicas particulares de coleta de sangue rola tv on demand.
    Outro dia tive que fazer um exame de cortisol que requeria 30 minutos de repouso antes da coleta e tinha uma Tv pequenininha em canal aberto lá no teto (ao menos a poltrona era confortavel!), mas que bom que não deu nada! 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s