Escolhendo o nome: Bacuri versus Baiacu

Para a maioria das pessoas, basta o nome “soar” bonito, algo que é puramente uma questão de opinião/gosto. Mas eu juro que faço associações com nomes e aí fico encucada. Cismo que quem tem o nome X tem cara de cabelereiro, ou o nome Y é nome de piriguete (e aí, não dá para dissociar!)

Não vou citar nomes específicos (vai que falo que o nome de alguém que tá lendo é nome de piriguete e a pessoa fica chateada?!), então vou usar um exemplo com nome de fruta (que me incomoda há uns sete anos…)

Vocês já ouviram falar numa fruta chamada bacuri? É um coquinho típico do nordeste que tem uma polpa deliciosa. Inclusive, super recomendo experimentar bombom de bacuri (principalmente se você gosta de bombom de cupuaçu).

Mas voltando…para mim, bacuri não é nome de fruta, é nome de peixe. Quando eu escuto “bacuri,” imediatamente visualizo um peixinho nadando alegremente (acho que é porque o som “bacuri” me lembra “baiacu,” que, realmente é um peixe…) Mas não importa o motivo…Bacuri não é nome digno de fruta, é nome de peixe e pronto! E não adianta me convencer do contrário…quem resolveu que bacuri era o nome de um coquinho claramente tomou a decisão errada! (Sandra, tinha escrito esse post bem antes do seu comentário, e fiquei feliz de saber que não sou a única que faz essa associação 😉 

Bacuri versus baiacu

Além das minhas associações aleatórias, ainda tem as associações “com motivo.” Por exemplo: quando Thiago e eu começamos a nos “enrolar,” ele, meio que, ainda, estava saindo com uma outra mulher (Beatriz) e eu, meio que, ainda, estava confusa com meu ex (Bruno). Ou seja, NEM PENSAR em chamar o Cub de Beatriz, Bruno, Michele, Jeffrey, etc etc…(e olha que, antes dessa Beatriz específica, eu até que gostava do nome…)

Ou seja, escolher nomes para mim é algo dificílimo, porque eu tenho várias associações com vários nomes e não dá para desencucar…então é uma questão muito mais profunda do que “Esse nome é bonito?” Fico já visualizando todas as características do indivíduo, associadas ao nome, e isso limita bastante as possibilidades de nomes “usáveis.”

(Para os que ainda me acham exigente, assistam esse vídeo do Porta dos Fundos que vocês entenderão meu dilema…)

Resumindo: o nome do Cub tem que
1) ter a letra “h”
2) não ser um nome popular
3) não ter nenhum estigma prévio
(a listinha continua amanhã…)

5 comentários sobre “Escolhendo o nome: Bacuri versus Baiacu

  1. hahaha mor ren do com esses posts sobre o nome.
    Mas eu TOTAL de entendo. Digo que sou uma pessoa de cismas, pq eu tenho umas certezas e “regras' que não têm nenhuma lógica, são cismas rs
    Eu super concordo com o fato não popular. Realmente sofro (e sei que as pessoas não entendem e acham que é uma simples implicância) com o fato de Sophia ter se tornado popular. Escolhi o nome qd eu tinha 13 anos e NAO era popular. NUNCa estudei com uma sofia, nem no colágio, nem na facul, nunca trabalhaei com uma. Não era um nome popular na nossa geração, sabe? Tt que minha mãe sempre torceu o nariz, dizendo que as pessoas pronunciariam “sufia” rs. E pra mim tem tooodo um significado e agora pá, andando em botafogo não tem UM dia em que não tope com uma menina ou uma cadela chamada sofia (pq tb virou nmome de cachorro rs). Estamos então num dilema enorme, pq Romulo caga pra isso e dfiz que sob nenhuma hipótese mudará o nome. E eu não imagino como deve ser ter outras 5 pessoas na mesma turma com o mesmo nome, já que nunca estudei, por exempo, com outra jackeline. Enfim, nao sei como fazer, ou esperar 20 aanos pra ter uma filkha e chama-la sofia ou criar algo tipo Maria Sophia. Não sei mesmo (e PS eu du vi do que metade dos pais das sofias saibam o significado do nome, aposto que escolheram pq é um nome popular, o que justamente eu jamais faria, ou seja…. implico mais ainda! haha).
    Quanto Às associações tb tenho. Nomes de ex, vetados, oq ue é uma pena pq nome de menino é difícil we tenho um ex de nome bonito rs nomes de meninas de quem eu não gostava, ou atrizes de quem não gosto… ou políticos rs é bem complicado. E fico feliz de não ser a única cismada com isso (e antes msm de estar grávida) rs
    bjs,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s