Escolhendo o nome: Felipe é lindo…

…mas “aquele que ama cavalos” é foda…

Sim, “Felipe” significa “aquele que ama cavalos”…não dá, né?! (Quer dizer, se você curte cavalos, tem um haras, acha cavalos a coisa mais linda do mundo, “Felipe” ainda rola…mas depois que descobri esse significado, o nome perdeu todo seu charme para mim. Acabo associando-o a, digamos assim, “bobagens” dignas de fofocas da época de Catarina a Grande, que, por sinal, morreu de um derrame e não com diz a lenda…)

Como eu gostava de assistir Cavalo de Fogo…

Visto que adoro aprender sobre nomes e procuro saber o significado de cada um, é óbvio que, na listinha de “condições necessárias para o nome do Cub,” ter um nome com significado bacana sempre esteve lááá no topo das prioridades.

Acho que comecei com essa mania de estudar o significado e a história dos nomes quando aprendi sobre mitologia grega na 6a série e descobri que “Helen,” além de ser “luz,” também era o nome da filha de Zeus com Leda, cuja beleza incomparável (e o subsequente sequestro por Paris), levou a grande Guerra de Troia. Sempre achei isso tão poético…(e NADA egocêntrico, tá?! 😉

Eu, interpretada pela belíssima Diane Kruger, acompanhada de Orlando Bloom (Paris) e Eric Bana (no papel de Heitor). Ficou faltando só o Brad Pitt interpretando Aquiles…Vamos combinar que, se eu fosse ESSA Helen de Troia, trocaria o Paris pelo Aquiles rapidinho! 

Sempre que posso, resolvo procurar o significado dos nomes das pessoas. O nome da minha irmã, por exemplo, quer dizer “pura.” Muito fofo né?

(Jackie, já vou me desculpando pelo parágrafo abaixo…é que estava escrito antes de saber que Jackeline vem de Jacques, que vem de Jacó…) 

Já Thiago (que originalmente vem do Velho Testamento e em hebraico é “Jacó” ou “Ya-akov”) significa “aquele que vem em segundo, segurando o calcanhar.”

Quem já leu o Velho Testamento deve se lembrar que Jacó é filho de Isaac e Rebeca, irmão gêmeo de Esau. Jacó foi o segundo a nascer, segurando o calcanhar de Esau, daí a origem do nome. Não satisfeito em ser o segundinho, Jacó ainda foi e passou a perna no irmão e no seu pai, enganando Isaac e convencendo-o a deixar a herança em seu nome, ao invés de Esau.

Honestamente, depois que descobri o significado de “Thiago,” achei meio brochante…Poxa, aquele que “vem em segundo” é frustrante, né?! Ele nunca vem em primeiro??? (E olha que “aquele que vem segundo” é a versão “boazinha” do nome…algumas interpretações bíblicas traduzem “Ya-akov” como “o enganador”…Não é à toa que, a partir de Gênesis 32:28, Jacó abandona esse nome e passa a ser Israel, que significa “Reina com Deus”)

Isso tudo para falar que, o significado e a história do nome tem, para mim, uma certa importância. Depois que descobri que Felipe = aquele que ama cavalos, não dava mais para escolher esse nome, por exemplo… E vou dizer, encontrar nomes com significados e histórias bacanas não é uma tarefa fácil. Alfredo, por exemplo, quer dizer “conselheiro de duendes”… não dá, né?! Olivia significa simplesmente “oliveira” (a árvore que dá azeitonas, sabe?!) Não fede nem cheira…mas aí voltamos para o critério #3 e me lembro da Olivia Palito (e aí fico me perguntando como é que a minha geração pode gostar TANTO desse nome…será que ninguém se lembra como a Olivia Palito era uma chata insuportável?!?!)

Detestava a Olivia…ela era MUITO enjoada!

Tudo isso para dizer que, uma das coisas mais importantes na escolha do nome do Cub (para mim, tá? Porque meu marido é mega tranquilo e para ele basta “soar bonito”) era que o nome tivesse um significado e/ou uma história bacana e forte (nada de “amar cavalos” ou “aconselhar duendes”).

Resumindo: o nome do Cub tem que
1) ter a letra “h”
2) não ser um nome popular
3) não ter nenhum estigma prévio
4) existir em inglês, português, francês e espanhol, sem mudanças profundas na pronuncia
5) ter um significado legal

E pronto! Essas foram as cinco exigências (ou seriam chatices?!) para escolher os nomes do Cub. No próximo post, a grande revelação dos nomes (potenciais) do Cub, já que temos uma versão masculina e uma versão feminina 🙂 


11 comentários sobre “Escolhendo o nome: Felipe é lindo…

  1. huahauahuahauahu o segundinho é foda. Por isso em vez de dizer significado, no meu caso, prefiro ficar com a referência (Jackie Kennedy) rs
    Cara, qd eu era criança achava Olívia Cafonissimo. Minha avó se chama Olivia e por isso tenho sei lá, umas 3 primas, Olívia s(minha família repete os nomes, eu tenho tipo uns 9 Joaquins na familia entre pai, tios, primos e primos de segundo grau). E elas sempre foram zoadas por Olívia Palito. Ultimamente entoru na moda novamente e tem a Olívia de Fringe que eu amava. Rômulo adora Oliver e Olivier, pra menino, e tentou me convencer que daria continuidade às Olívias da minha familia rs
    Curiosissima pros nomes (quero ver se vc mudou rs).
    bjs!

    Curtir

  2. PS: eu sei que a gente devia ser legal com as crias e tal, mas as vezes não dá uma vontadinha de fazer uma sacanagem? rs Tipo how cool would be um filho Remo, hein? hahahaha Sempre lembro de How I met your mother em que eles escolhem o nome do meio e é “wait for it”. Tipo John Wait for it Eirksen. hahaha

    Curtir

  3. Vim parar aqui por acaso, e por coincidência acabo de escolher o nome do meu 2o filho. Passa lá no meu blog para ler a história… Me diverti com o seu post, realmente, adorador de cavalos é esquisito! rsrsrs! Boa sorte na escolha! Bjs, Paty (Conversando com Bernardo).

    Curtir

  4. Hahaha dá sim! Eu passei o maior tempo encucada com “Hermione” (sou MEGA fã de Harry Potter e queria porque queria ter uma filha com esse nome…SUPER me identifico com a Hermione da JK Rowling, e além disso, Hermione vem da mitologia grega, aonde ela é filha de Helen e Menelao!!!) Mas marido (e meus pais, amigos, conhecidos, papagaio do vizinho, torcida do Flamengo) vetaram… 😦

    Curtir

  5. Até que é bonito ne? Meu unico problema com ele é a referencia, pq so lembro do Olivier Anquier, que eu acho tao sem sal e chatinho rs Mas é um candidato. Oliver, Olivier, Nico, Nicolai e Antônio, que é o mais cotado mesmo. De menina nem comento mais em publico, pra nao cair na moda como Sophia hahahaha bjs,

    Curtir

  6. hahaha Olha… Sou do time do seu marido. Soou bonito, eu curto! rs

    Uma amiga mto religiosa deu o nome de Olívia à filha justamente pelo significado, que ela associa a algumas passagens bíblicas.

    Tendo sofrido toda a vida por me chamar Biessa, meus filhotes terão nomes bem comuns.

    Curtir

  7. hahaha Olha… Sou do time do seu marido. Soou bonito, eu curto! rs

    Uma amiga mto religiosa deu o nome de Olívia à filha justamente pelo significado, que ela associa a algumas passagens bíblicas.

    Tendo sofrido toda a vida por me chamar Biessa, meus filhotes terão nomes bem comuns.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s