Escolhendo o nome: Conclusão

E assim, com nossos cinco critérios:
1) ter a letra “h”
2) não ser um nome popular
3) não ter nenhum estigma prévio
4) existir em inglês, português, francês e espanhol, sem mudanças profundas na pronuncia
5) ter um significado legal

chegamos a dois nomes que gostamos:

No caso de menina, Heloise. No caso de menino, Nicholas.
Ambos satisfazem os cinco critérios (sendo que Nicholas quuuuase quebra o #2…)

Vamos aos significados? (que, na realidade, foram os motivos principais por trás das escolhas…)

Heloise: 
Derivado do germânico Hlutwig, significa “guerreira.” Na verdade, Heloise é a versão moderna (leia-se: pós-século 12) e feminina de Ludovico (versão latina de Hlutwig). Curiosidade mais inútil ainda: Luísa é uma versão de Heloise.

Além do significado, que acho forte e bacana, também gosto muito da história do nome, já que a Heloise mais famosa é a Heloise d’Argenteuil, do romance “Heloise & Abelardo,” do século 12 (antes de Romeu e Julieta, TODOS conheciam a história de Heloise e Abelardo).

Heloise e Abelardo

Heloise foi aluna de Abelardo e era considerada uma das mulheres mais inteligentes da época. Inclusive, as cartas de seus tutores dizem que a habilidade matemática de Heloise era impressionante (“para uma mulher…” mas eu prefiro ignorar essa parte, afinal, era o século 12…) Heloise e Abelardo se apaixonaram, porém seu relacionamento era proibido e foram então separados pelo tio dela (que mandou castrar Abelardo como castigo…AI!). Heloise passou o resto da sua vida em um convento.

O final da história é meio deprê e nada feliz, mas meu lado nerd gosta muito da parte da história que conta que Heloise era uma intelectual, dotada de habilidades matemáticas, tanto que ela é considerada uma das primeiras mulheres matemáticas (e físicas).

Nicholas: 
Derivado do grego “Nikolaos,” uma combinação de “nike,” que quer dizer “vitória” (não é a toa que a marca de equipamento esportivo se chama Nike) e “laos,” que significa “povo.” Ou seja, Nicholas é “vitória do povo” ou “poder ao povo.” Nem preciso dizer que, quando descobri isso, meu coraçãozinho de cientista política deu um saltinho de felicidade e eu cismei que ESSE tinha que ser o nome do Cub se ele fosse menino, né?! 


Além disso, Nicholas é o nome oficial do Papai Noel e como Cub está com nascimento previsto para 1o de dezembro, que oficialmente já é época de Natal, achei que seria super fofo se ele tivesse o mesmo nome que o Papai Noel (sim, eu sou criança!) Agora estou só torcendo para o Cub ficar no forninho até lá…

E assim, com todos esses requisitos, maluquices e chatices minhas (e a bondade do meu marido, que é um santo e não só me aguenta, mas apoia a minha insanidade nessas horas…), escolhemos os nomes do Cub. 

9 comentários sobre “Escolhendo o nome: Conclusão

  1. Adorei! heloise ja sabia e queria ver se vc tinha mantido. Nicholas amei, pq eh um nome que cogitamod. Na verdade eu quero uma variacao, Nico, e o Romulo ama Nicolai =)
    Qd vc falou sobre o natal lembrei que kinha mae tinha uma amiga cujo filho nasceu no natal e ele se chamava Natanael hahahaha nao quer colocar esse na disputa nao? Hahaha querida, lindos nomes. E melhor serie de posts ever rs
    Bjs,

    Curtir

  2. Helen, os dois nomes são muito bonitos! Eu tb gosto de nomes clássicos. Tanto Heloise quanto Nicholas são nomes clássicos sem serem comuns ! Olha, parabéns pela escolha e paciência, rs… essa não foi mesmo uma tarefa fácil,pelos seus critérios rs… Os pais tem muita responsabilidade pela escolha dos nome dos filhos! Por isso que dá raiva quando eu vejo filhos que sofrem tanto porque tiveram pais foram bem sem noção na escolha do nome deles. Que seu bebezinho venha com muita saúde!! Inshallah 🙂

    Curtir

  3. Que bom que chegaram a uma solução que atendesse a todos os critérios!
    Preciso só dizer que Arthur só não atende ao critério da popularidade, ao menos no Brasil (aqui, já escutei gente dizer que é um nome “velho”, que caiu em desuso): soa mais ou menos igual em todo canto, tem H, é forte, tem histórias lindas por trás (se não gosta do Rei Bretão, pode ficar com a história do Rei Rubro-Negro, já que Zico é Arthur). Quanto ao estigma prévio, não tenho como garantir… ehehe
    Beijos e que cub, Heloise ou Nicholas, fique bem quentinho aí dentro até dezembro!
    bjs

    Curtir

  4. Eu amo o nome Heloise, Helen. É lindo, sofisticado, diferente sem ser too odd. Nicholas é bem mais comum, mas é um nome bonito também. Nós também fizemos uma lista com critérios para nomes de meninos e meninas. Nunca chegamos a um acordo quanto a nome para menina. Como tivemos 2 meninos, sem dramas. Numa eventual terceira gravidez, se vier menina, vai ser complicado, porque simplesmente não concordamos quanto ao nome. Amei Heloise! Beijo

    Curtir

  5. São nomes bonitos!
    E nascendo ele nos EUA, faz mto sentido ter um nome que funcione bem em outras línguas.
    O primo do marido tb teve bebê aí e colocou Gabriel justamente por isso 🙂
    Adorei acompanhar a escolha do nome.

    Ao contrário de você, só tenho duas exigências:
    – Soar bonito a meus ouvidos
    – Ser comum (tendo sofrido a vida toda por me chamar Biessa, quero nomes bem simples).
    Gostamos de Alice (nome da minha avó que faleceu este ano) e Joana para meninas e de Artur (é o nome do Zico e marido é um flamenguista doente, aliás o nome dele tb foi escolhido por um jogador do Flamengo hahaha), Henrique e Guilherme para os meninos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s