Smoothie Matinal (e Confissão do Dia)

Há vinte anos que eu guardo um segredo (e minto descaradamente!) para um monte de gente. Até hoje, na verdade, apenas 4-5 pessoas sabiam desse meu lado negro, mas acho que está na hora de abrir o jogo.
Então aqui está minha confissão: 
Eu NÃO sou alérgica a banana! 
Há duas décadas que, toda vez que alguém me oferece algo com banana, eu falo, educadamente, “Não obrigada. Sou alérgica a banana.” Aí a pessoa me olha com dó, mas entende e não insiste mais… 
Mas sabe, eu não tenho alergia a banana. Tenho é nojo de banana!!! Eu DETESTO banana, acho uma das frutas mais grotescas que existem, o sabor contamina TUDO, TUDINHO! É que nem azeitona…uma azeitoninha pequenininha é suficiente para contaminar o sabor de uma pizza extra-grande. Tenho HORROR a azeitona!!! E banana é assim… uma rodelinha, por mais inofensiva que seja, consegue deixar TUDO com gosto e essência de banana. ECA!!! 
No Brasil, país tropical, rejeitar banana é um problema sério. As pessoas te olham como se você tivesse três cabeças, insistem que você prove o doce de banana, forçam você a tomar vitamina de banana, e tentam te convencer que crepe de chocolate com banana é gostoso…eca eca eca! Aí, para evitar essa forçação de barra desnecessária, no auge dos meus 10 aninhos, eu inventei que era alérgica a banana (estava na casa de uma amiguinha, a mãe dela fez vitamina de banana de lanche, e eu sabia que teria que tomar a tal vitamina, e na hora, tive essa idéia, e NUNCA MAIS ME ENCHERAM O SACO quando rejeitei banana!!!)
Esse ano, desenvolvi um “probleminha” gastrointestinal que aflinge mulheres grávidas (basta dizer que, durante a gravidez, a fila não anda tão bem…) e, conversando com minha irmã, ela mencionou que, desde que começou a comer banana diariamente, a fila tem andado religiosamente. Dei uma pesquisada, e realmente, banana, apesar de ter uma reputação por “prender,” na verdade “regula,” ou seja, funciona para todos os tipos de aflições gastrointestinais…
E lá fui eu encarar meu desgosto por bananas! 
(dá para extrapolar que meu desespero era grande, né?!) 
A única forma que encontrei de consumir a tal da banana foi num smoothie matinal, com vários ingredientes para dar uma disfarçada. 

Os ingredientes:
  • leite de amêndoas
  • mirtilhos (blueberries) congelados
  • óleo de coco (uma colher de chá)
  • mel (uma colher de chá)
  • semente de linhaça (uma colher de sopa)
  • extrato de baunilha (uma colher de chá)
  • canela em pó (a gosto, ou seja, no meu caso, bastante, para disfarçar o gosto da banana)
  • uma banana (madura, e muito importante: congelada!) 
Pois é, o grande segredo de tirar o gosto da banana é esperar a banana ficar madura, descascá-la e congelar! Então tenho várias bananinhas no freezer, prontas para serem utilizadas a cada manhã (ah, e além de diminuir a contaminação do “sabor” banana, a banana congelada, quando batida, dá uma textura meio “milkshake” e acho que o produto final fica bem mais gostoso)
Tasco tudo no copinho do meu Magic Bullet (que é SUPER prático) e pronto!
Olha que lindas as sementes do extrato de baunilha! 
Ah, esse é o extrato de baunilha caseiro que fiz quando voltei do Tahiti. 
O bichinho está rendendo que só!
Todos os ingredientes no copo, prontos para serem batidos no Magic Bullet.
Vista de cima 🙂 
(não falei que abuso da canela?)
Prontinho! Smoothie delicioso com os benefícios da banana, mas sem o sabor bananal que me dá ânsia…
PS – Se alguém aí for falar que grávida não deveria consumir canela porque canela é “abortivo,” sugiro que você pesquise um pouco mais sobre o assunto. Primeiro que, se canela fosse abortivo, não existiria um bilhão de indianos no mundo (a culinária indiana usa e abusa da canela E do gengibre!). Segundo, e mais importante, não existe nenhuma evidência médica nem estudos científicos comprovando este “poder” da canela.

13 comentários sobre “Smoothie Matinal (e Confissão do Dia)

  1. hahahahahaha morri de rir! Você inventou que é alérgica a banana!

    Minha mãe também não come banana, diz que dá ânsia. Engraçado que na gravidez quis comer banana, e olha que não sou muito fã, acho mole e sem graça.

    Vou tentar fazer esse smoothie matinal! tem cara que é bom, mesmo com banana! 🙂

    Beijos Carina e Maria Carolina

    Curtir

  2. ADOREI a sua mentirinha !!!!!

    Olha, eu amo banana, mas conheço várias pessoas que não gostam e confesso que realmente acho estranho não gostar de banana. hehehehehehehehehehe … Mas juro … ofereço, a pessoa diz que não gosta e eu nunca insisti ou olhei com cara feia.

    Uma das coisas que mais gosto de fazer é smoothie … já fiz de vários sabores. É tão gostosinhoooooooo … geladinhoooooooo … AMO muito !!!! E gostei bastante desta sua opção !!! Com exceção da baunilha que eu não tenho aqui, tenho todos os ingredientes e vou testar amanhã !! 😉

    Jura que canela é abortiva ??? Nunca ouvi falar nisto !!! Ainda bem … pq adoro um bananinha com canela (hahahahahahaha) e comi muito durante a gravidez (comi e ainda como).

    Bom final de semana lindinha !!!

    Beijinhos

    OBS: Já começou a contagem regressiva para a chegada do cub ???? rs…

    Curtir

  3. Hahahahahaha eu tambem sofro desse horror a banana, detesto a textura, acho muito eca. Agora outra coisa que compartilho com voce e o golpe da alergia, eu digo que sou alergica a tomate desde que me mudei para a Turquia. İmagina viver no meio desse povo que come tomate em t-o-d-a-s as refeiçoes diarias e dizer simplesmente que nao gosta? İmpossivel! Cansei de ser taxada de gringa estranha e apelei para a alergia 🙂 Meu problema nao e o gosto, eu gosto do molho, mas morder o bichinho e fora de cogitaçao.
    Vou pensar em adotar a sua estrategia bananistica.

    Curtir

  4. Hahahahahaha eu tambem sofro desse horror a banana, detesto a textura, acho muito eca. Agora outra coisa que compartilho com voce e o golpe da alergia, eu digo que sou alergica a tomate desde que me mudei para a Turquia. İmagina viver no meio desse povo que come tomate em t-o-d-a-s as refeiçoes diarias e dizer simplesmente que nao gosta? İmpossivel! Cansei de ser taxada de gringa estranha e apelei para a alergia 🙂 Meu problema nao e o gosto, eu gosto do molho, mas morder o bichinho e fora de cogitaçao.
    Vou pensar em adotar a sua estrategia bananistica.

    Curtir

  5. Ih, será que é coisa de carioca achar que canela é abortivo? Eu achava que era coisa de brasileiro, mas pelo visto, não é todo mundo que crê nessa história…Quando estava no Rio, TODO mundo falou isso pra mim!!! (É claro que canela NÃO é abortivo…não sei da onde as pessoas tiraram que é…)
    Contagem regressiva já começou sim! Na verdade, é mais contagem “fica aí dentro até pelo menos 30/11, ok?” já que marido e eu temos mil-e-uma-coisas para resolvermos esses dias. Mas confesso que estou me sentindo uma bomba relógio kkkkk
    Beijinhos e bom final de semana!

    Curtir

  6. hahahah, adorei a obs sobre os indianos, aliás além de fanáticos por canela, eles cheiram a curry :-(.
    Eu gosto de banana, mas como uma na vida e outra na morte, não é a minha fruta preferida. Eu tb conto uma mentirinha, mas ainda nâo tenho coragem de revelar, heheheheheheheh, Bjs

    Curtir

  7. Eu amo banana, acho que é minha fruta preferida, mentira é abacaxi. Eu sempre tive o intestino preso, mas milagrosamente funcionava que era uma beleza. Ia ao banheiro todo dia, Morena nasceu e tudo parou de funcionar. Vou comer mais banana pra ver se ajuda. beijocas

    Curtir

  8. [miiiil anos depois…]

    De cara lembrei disso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=zZjGTe9tmp8

    Caraca, e eu que implico com Elmo desde sempre por causa desse nojo/ânsia/pavor/ziquizira de bananas [na verdade, com qualquer fruta]! Acho que você não gostaria de vir na casa da minha mãe quando meu vô era vivo: ele tinha o hábito de colocar um cacho enorme de banana ouro para terminar de madurar bem perto da piscina, a criançada ficava felizona achando que estava comendo a fruta direto do pé… =)

    Beijão!!!

    Curtir

  9. Hmmm… seu smoothie parece uma delícia! Esta história da sua “alergia” me fez lembrar a história que um amigo contou… A cunhada dele era alérgica a alho e o primeiro almoço na família dele o pai achou que era apenas frescura dela e colocou alho no mesmo jeito na comida, pequenininho pra ela não perceber (afinal, que italiano como sem alho?) e não foi que ela foi parar na emergência do hospital? Quase morreu! Acho que depois disto ele nunca mais duvidou da alergia de alguém…

    Curtir

  10. Humm gostei da receita 🙂 Eu não gosto de comer a banana, mas adoro coisas com gosto de banana. Vai entender hehehehe Adorei a rapidez aos dez anos de idade de criar a história da alergia rsrsrs

    Meu marido é alérgico a várias frutas e antes de descobrir a alergia (ele não tem choque anafilático, apenas irritação das mucosas) a mãe dele o forçava a comer as frutas pq achava que ele inventava as coceiras rsrsrsrs Bjss

    Curtir

  11. hhahha eu ri!
    Tenho duas amigas mt próximas, além da minha sogra e cunhada, que o-d-e-i-a-m banana como vc.
    Já eu amo e acho a fruta mais prática do mundo: não precisa lavar nem dá trabalho pra descascar, já vem embalada pra viagem e com 'guardanapo' hahahaha

    Meu marido fala isos de camarão. Ele detesta e não aguentava mais as pessoas o forçando a comer.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s